Caros(as) colegas,
Acreditar na mudança para melhor, na revolução pacífica, na vitória sobre obstáculos até então intransponíveis, no tornar fato o aparentemente impossível, tudo isso passa pelo investimento emocional e cultural na força da organização coletiva.
No âmbito da nossa atividade médica, apesar de estarmos “nos ombros dos gigantes” que nos antecederam e formaram, há muito o que fazer.
Governos, operadoras de planos e seguros de saúde e hospitais (e suas redes) se agigantaram ainda mais, e exigem nossa reação. Este “grande negócio” da Medicina, que inclui a indústria farmacêutica e de equipamentos, cronicamente desconsidera a figura do médico, a não ser no marketing do dia 18 de outubro.
De um modo mais sutil ou ostensivo, muitos exploram a nossa paixão e vocação pelo “tratar do outro”. Nesse sentido, a nossa maior força é a nossa maior fraqueza! Gostamos tanto do que fazemos, que tendemos a aceitar quase qualquer condição de trabalho e remuneração, e a tal sonhada “carreira de estado” fica só na intenção ou atraente promessa...
A extinção de vínculos trabalhistas dignos, salários simbólicos, credenciamentos humilhantes, insegurança e instabilidade nas relações de PF e PJ, a sobrecarga burocrática e fiscal, tudo isso exige percebermos o quanto nós, os executores do vital ato médico (e que assumimos todas as dificuldades e riscos) fomos ou nos deixamos submeter a um papel desproporcional à nossa importância!
Reafirmo nesta campanha o forte compromisso de colaborar para que a ABORL-CCF foque cada vez mais no binômio Formação e Dignidade, internamente e junto à AMB e CFM - e por todos os meios a seu alcance.
Para isto conto agora com sua mobilização durante as próximas semanas e seu imprescindível e consciente voto no site da ABORL entre 26/10 e 9/11.
Peço que atentem e divulguem o alerta a seguir - e visitem meu site, feito para tornar consistente a opção democrática de cada um.
Abraço a todos!
Marcos Sarvat
sarvat@centroin.com.br
21-99971-2454
Visitem www.marcossarvat.com.br
Instagram: @dr.marcossarvat
Facebook: @dr.marcossarvat
Comments